CAP UFPR

O que é um Centro Acadêmico? Pra que ele serve?

O CAP é o Centro Acadêmico de Psicologia da UFPR.  Nas universidades, principalmente nas federais e estaduais, os centros acadêmicos (C.A.s) ou diretórios acadêmicos (D.A.s) têm a função de ser o espaço em que os estudantes discutem e se organizam em torno dos problemas de suas universidades e lutam para conquistar melhorias. A maioria dos cursos da UFPR tem um C.A. ou D.A. e ambos cumprem a mesma função, mudando só o nome por questões históricas de suas fundações.

            Estas entidades de base têm diversas atribuições, tais como: construir a recepção dos novos calouros, organizar a semana acadêmica (atividades acadêmicas extracurriculares), propiciar debates, convidar palestrantes, organizar ações políticas dos estudantes, ser a voz coletiva e anônima dos estudantes em momentos de conflitos com a instituição, como no caso de o CAP assinar uma reclamação formal e encaminhar à coordenação do curso para diminuir o risco de perseguições.

            No CAP as reuniões são semanais e abertas a todos os interessados em batalhar por uma educação e formação de melhor qualidade. Nos autofinanciamos, não temos divisão de cargos hierárquicos (como o de presidente e vice-presidente, por exemplo) e nos organizamos a partir de algumas comissões como a comissão de comunicação interna, comunicação externa, secretaria, eventos e finanças

Gestão Não Temos Tempo a Perder
Somos a chapa “Não Temos Tempo a Perder!”, composta por membros da atual gestão e novos integrantes, que construíram as greves de 2011 e 2012 e estiveram nas manifestações que sacudiram todo o país desde junho. Queremos construir um CAP renovado, trazendo cada vez mais estudantes e fazendo com que ele cumpra o papel de organizar e incentivar a nossa luta em defesa de uma educação pública de qualidade, contra as injustiças sociais e ativo nos estudantis, popularese dos trabalhadores!
Para que isso torne realidade, continuamos com a proposta de construir um CAP aberto, independente da reitoria e do governo federal, horizontal e ativo, para que todos se sintam a vontade para dar pitaco, participar das discussões políticas, culturais e acadêmicas que envolvem nossa formação e decidir coletivamente sobre os rumos que queremos para a universidade!

As reuniões do CAP acontecem todas as quintas-feiras, as 17h30, no CAP!

O que são Representantes Discentes?
Pelo menos duas vezes ao mês membros da Coordenação, chefes de Departamento e Professores se reúnem em reuniões para decidir os rumos a serem tomados no curso. São estas as reuniões de DEPARTAMENTO e COLEGIADO.

Nas reuniões referentes ao DEPARTAMENTO, o chefe do departamento convoca todos os professores do DEPSI para decidir assuntos diversos pertinentes ao curso, tais como pedido de afastamento dos professores ou como a abertura de concursos para professores da Psico. Elas ocorrem uma vez ao mês, geralmente nas primeiras quintas-feiras do mês, no período da manhã.
Já nas reuniões de COLEGIADO participam todos os professores que ministram aulas na Psicologia, independente do Departamento que pertencem. Nesse espaço, convocado pelo coordenador do curso, são decididos assuntos pertinentes ao currículo, solicitações diversas dos alunos para a coordenação, equivalência de matérias, revalidações de diplomas, entre outros. Tal reunião também ocorre em uma quinta-feira pela manhã, na última semana do mês.O que muita gente não sabe é que nós estudantes podemos estar presentes nesses espaços, influenciando-os ativamente e com direito a voto. Em cada reunião há vaga para duplas de representantes discentes – representante e suplente. Temos direito a cinco duplas de representantes na reunião de departamento e de três duplas na reunião de colegiado.

Representantes do Colegiado: Giovanna Cercasin, suplente Thalisiê Correia Jennifer Oliveira Martins, suplente Bruna Ornellas Marlos Andrade, suplente Leonardo Miranda Silva

Representantes do Departamento: Álvaro Álvaro Benedito de Borba Jr., suplente Jennifer Oliveira Martins Marlos Andrade, suplente Karin Daffinyn Silva Thalisiê Correia, suplente Bruna Ornellas

C.A.F.A. | Facebook
Em Breve.

Congressos e Assembléias
Em Breve.

Estátuto
Em Breve.

Histórico de Gestões do CAP
1987 a 1990 – ?
1991 – Até quando esperar?
1992 a 1994 – ?
1995 – Gestão 95
1996 – Até quando?
1997 – Pois é
1998 a 2000 – ?
2001 – Mestre de Obras
2002 – Debutantes Relutantes
2003 – Todo dia é dia
2004 – Associação Livre
2005 – Psicologia em foco
2006 – Recalque e Reforço
2007 – 14 Bis
2008 – PRATODODIA
2009 – pedras, noites, poemas
2010 – Revirando a Noite, Revelando o Dia
2011 – Nada É Impossível de Mudar
2012 – Para Além da Machadinha                                                                                                              2013 – Não Temos Tempo a Perder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s